Propriedades rurais modelo recebem premiação em São Jorge do Patrocínio
14/11/2013 por José Eduardo Bassan
Com a presença de autoridades, prefeitos, produtores rurais, dirigentes de entidades e do deputado federal Dilceu Sperafico, o encontro Café, Viola e Cooperativismo, realizado no Centro Cultural em São Jorge do Patrocínio, recebeu produtores rurais locais de diversas modalidades para a entrega do título Propriedade Modelo Rural Sustentável 2011. O evento, organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a Emater, é realizado anualmente e premia produtores rurais que se destacam pela estrutura de suas propriedades, rentabilidade de suas produções, técnicas utilizadas, aspecto visual, respeito ao meio ambiente e trabalho familiar, entre outras características.
Os vencedores receberam o certificado de Propriedade Modelo e um cheque de R$ 300. “Durante o ano, várias propriedades são visitadas pelos nossos servidores e técnicos da Emater. Então cada uma delas é avaliada, de acordo com os requisitos, onde são atribuídas pontuações. A propriedade que acumular as maiores pontuações, de acordo com a modalidade, é a vencedora”, explicou o secretário da agricultura Carlos Orlandini. No início do encontro, os produtores e demais presentes assistiram a uma palestra com o tema “Cooperativismo”, ministrada pelo professor em Administração, José Eduardo Bassan, do município de Maringá. Bassan, especializado em Gestão Empresarial em Agronegócio (Fundação Getúlio Vargas), foi um dos responsáveis pela instalação das unidades da Cocamar – Cooperativa Agroindustrial de Maringá, em Altônia e São Jorge do Patrocínio na década de 80, e possui título de Cidadão Altoniense.
A palestra abordou o tema de forma bastante educativa e expôs o trabalho cooperado e comunitário como solução altamente recomendável para a evolução constante da agricultura familiar, responsável por 70% da produção de alimentos no país. “É interessante observar que São Jorge do Patrocínio já surgiu a partir do trabalho cooperado, e isto está de certa forma, enraizado na cultura local. É preciso que essa mentalidade do cooperativismo esteja sempre presente entre os pequenos produtores”, ressalta Bassan.
O prefeito de São Jorge, Cláudio Palozi, afirmou que “o trabalho cooperado é muito importante de fato para o desenvolvimento econômico de nossa região. Os produtores aqui presentes, mesmo os que não foram premiados, são exemplo para a região de como valorizar e maximizar seus recursos, de forma sustentável”. Também estavam presentes os prefeitos Everton Barbieri (Esperança Nova), Cássio Trovo (Iporã), Pedrinho da Mata (Altônia) e Clayton Mendes (Pérola).
MODALIDADES
As modalidades da premiação foram definidas como as seguintes: Cafeicultura, Produção de Leite, Mandiocultura, Fruticultura, Avicultura de Corte, Sericicultura, Produção de Orgânicos, Diversificação e Tecnologia. Logo após a premiação, os produtores e demais autoridades se dirigiram ao pavilhão de eventos da Sociedade Rural, onde foi servido um almoço, animado pela música da dupla Anderson e Thiago.
Campeõs:
Modalidade Cafeicultura: Antônio Fachina e Irmãos Lazarin
Modalidade Produção de Leite: Laércio Beviláqua Sanches e Arlindo Wilson Domingues
Modalidade Mandiocultura: Antônio Spanhol e Edson Onofre
Modalidade Fruticultura: Mauro Carlos Bosso e Maurício Leonardo Bosso
Modalidade Avicultura de Corte: Anselmo Calzavara e Edson Kazuo Furucho
Modalidade Sericicultura: Célio Aparecido dos Santos e Paulo Rodrigues Ferreira
Modalidade Produção de Orgânicos: Celina Caro Rodrigues da Silva
Modalidade Diversificação: José Sérgio Minali
Modalidade Tecnologia: Emílio Spanhol
Fonte: Tribuna Hoje